EVENTO

Sábado Aéreo reúne 40 mil visitantes em Brasília

Publicada em: 20/08/2012 09:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Quarenta aviões e cinco helicópteros em exposição, mostras de temas como controle do espaço aéreo e prevenção de acidentes aeronáuticos, carros de combate, projetos da indústria de defesa nacional, demonstrações aéreas, plastimodelismo e atividades infantis fizeram parte da programação do Sábado Aéreo realizado (18/8) na Base Aérea de Brasília. De acordo com a organização do evento, mais de 40 mil pessoas participaram do dia voltado para mostrar à população um pouco do trabalho da Força Aérea Brasileira.

Para Luciano Ferreira, que ficou sabendo do Sábado Aéreo pelo Facebook, o importante mesmo era fazer a alegria dos trigêmos Vitor, Eduardo e Jônatas, de oito anos. "A gente quer ver a Esquadrilha da Fumaça. Tirar fotos e registrar esse momento", disse. Como parte do público, eles aproveitaram ainda a programação voltada exclusivamente para as crianças, como a oficina de corte e colagem de aviões de papel.

Exposição
Quem foi para a Base Aérea teve a chance de ver de perto o H-36 Caracal, o novo helicóptero da FAB que já está em operação a partir da cidade de Belém (PA). O exemplar em exposição em Brasília, recebido no ano passado, é o primeiro de uma encomenda de 16 aeronaves do modelo, que vão cumprir missões como resgate e transporte de uma tropa de até 29 militares em um só voo.

Também chamaram a atenção o quadrimotor P-3AM, recebido ano passado pela FAB com a missão principal de defender a área do Pré-Sal, e a réplica do Demoiselle, avião projetado por Santos Dumont em 1907. No pátio lotado de aeronaves, podiam ser vistos ainda os caças F-5EM, A-1 e A-29, aeronaves civis e aeronaves da Polícia Federal, Polícia Militar, Detran e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Os visitantes puderam conhecer também a Mostra Base Industrial de Defesa (BID-Brasil), que esta semana reuniu na Base Aérea de Brasília projetos de empresas brasileiras voltados para as Forças Armadas, como o avião KC-390 e o radar M-60 Saber. Completando a mostra, estavam expostos blindados do Exército Brasileiro, o sistema de artilharia Astros II e barracas utilizadas em acampamentos militares.

 

Assunto(s): , ,